IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Escola
Estadual José Cristiano Alves de Ensino Fundamental e Médio, RO5B3, está
localizada na Rua Marcionílio Ribeiro
Costa, 240, na cidade de São Thomé das Letras, Minas Gerais.
Sua fundação
ocorreu no ano de 1903, o município de São Thomé das letras pertencia a cidade
de Baependi.
Recebeu
inicialmente o nome de Escola Pública do sexo masculino. Após recebeu várias
denominações, como:
- Escola Mista de São Thomé das Letras, de 1916 a 1917;
- Escola Distrital de São Thomé das Letras, de 1917 a 1962;
- Escola Combinada de São Thomé das Letras, de 1962 a 1965;
- Escola Estadual José Cristiano Alves, de 1965 até os nossos
dias.
Em 1968 a
Escola recebeu a denominação de acordo com a Lei nº 5029 publicada no Minas
Gerais de 26/11/1968.
O nome José
Cristiano Alves, foi por causa do prefeito de nossa cidade de São Thomé das
Letras, pessoa que muito contribuiu no setor Educacional em nosso município.
O seu
primeiro regimento escolar foi registrado em cartório, seu primeiro coordenador
o Sr. José Pereira dos Santos e redigido
pela professora Elvira Carneiro Vilela.
No ano de
1982 a CARPE concluiu a obra da atual sede da escola.
Em 1992 foi
construída a Quadra Poliesportiva.
Em 1993 foi
criado o brasão da escola.
A partir de
1997, foi criado o Ensino Médio.
Tem como
principal princípio o atendimento a realidade de nossos alunos. Princípio de formação do educando para saber viver no
mundo atual. Nossos professores estudam e estão sempre participando de
capacitações para melhor ensinar e assim desenvolver as competências
necessárias para que o aluno saia da educação básica preparado para o trabalho.
A Escola Estadual José Cristiano Alves é uma escola que atende a toda
comunidade municipal em todas as suas características sociais , econômicas e
culturais, cabendo a ela:
- Oferecer a Educação Básica em seus níveis Fundamental e
Médio.
- Contribuir para a complementação da educação recebida na
família.
- Preparar os jovens para prosseguirem na formação
profissional.
- Formar a nível técnico professores para a Educação
Infantil.
MISSÃO DA ESCOLA
Ser uma escola includente , onde o aluno possa
adquirir as habilidades necessárias para viver bem, conviver harmoniosamente ,
fazer e saber ser numa sociedade que exige competência e respeito na capacidade
de realização humana.
Recebemos
cada aluno, respeitando suas limitações, sua realidade, seu tempo de
aprendizagem. Estamos nos organizando para poder estar sempre em contato com as
famílias e assim, buscar soluções para
os problemas que surgem. Portanto os esforços
são feitos para que haja um aprendizado que realmente seja significativo
para a vida do educando.
Nossos projetos
são bem definidos para atender a nossa realidade.Com eles, estamos ensinando a
viver em grupo , a saber ,interagir e assim saber conquistar o conhecimento e
colocá-lo em prática.
Nossa escola
está a cada ano aperfeiçoando os conhecimentos ,e formando nosso corpo docente
,através de encontros, reuniões, onde se tem a aquisição de informações
necessárias e o estudo de nossos problemas, para assim, termos juntos a solução .Estamos nos preparando cada vez
mais para atender as metas previstas para nossa escola.
Nossa missão é
ser uma escola que forme o cidadão para saber viver e valorizar a vida.
A nossa
realidade requer uma atenção especial , pois ,nossos alunos veem de famílias
que não dão suporte educacional.
MISSÃO FUTURA DA
ESCOLA
A visão da
escola é preparar nossos alunos para a vida , sendo cidadãos conscientes e com
preparo para o trabalho .
As aulas são
elaboradas sob orientações do CBC e adaptando a realidade para tender a todos
os alunos. Portanto , a formação acadêmica é a base para que os alunos saiam da
escola sabendo o que quer para a vida futura.
ENTURMAÇÃO
A enturmação é
feita através da idade, observando o aprendizado demonstrado por cada aluno. É
feito um estudo para constatarmos o melhor para cada educando , possibilitando
o acompanhamento individual ao atendimento do PIP.
ORGANIZAÇÃO
DIDÁTICO-PEDAGÓGICA:
A metodologia do
trabalho é realizada de forma dialogada, análise dos estudos, em grupo, e
projetos que reúnem todos os alunos na busca de estudos que desenvolva as
competências esperadas em cada disciplina.
Há monitoria entre
os alunos para que um aluno ajude o outro e haja o envolvimento dos mesmos na
aprendizagem.
O que é feito para
sanar nossas dificuldades na leitura, interpretação e escrita?
_ Incentivo por todos os professores, em suas aulas á leitura
, lendo textos .Utilizar revistas, internet para melhorar a informação para o
aprendizado
-Pedir aos alunos que falem dos textos e livros lidos em
sala, tanto oralmente ,como por escrito .
_ Fazer anotações nas aulas , do que é lido e ouvido nas suas
aulas.
_ Escrever diferentes textos : Contos, poesias ,dissertação,
descrição, relatórios e crônicas.
_ Em matemática as aulas deverão ser mais concretas, com
mercados improvisados em sala.
_ Usar materiais pedagógicos nas aulas de matemática :régua,
compasso , transferidor e outros.
_ Trabalhos em grupos para estudos geométricos , realizando
desenhos , medidas e situações do cotidiano para entender as formas geométricas
encontradas ao nosso redor.
_ Entender que a matemática está a todo tempo no nosso
dia-a-dia, nas medidas de volume, peso, altura, densidade, etc.
AÇÕES PEDAGÓGICAS:
_Não deixar de ir as salas, falar com os alunos para
incentivá-los aos estudos .
_Reunir com os pais para ajuda-los a dar forças aos filhos.
_Cantar o hino nacional ,para valorizar a nossa aula, nossa
pátria ,fazendo um auditório para apresentar os trabalhos realizados em sala de
aula.
_Utilizar toda a equipe : professores, supervisores
bibliotecárias, monitores (alunos de outra turma ou da mesma turma para ajudar
a sanar as dificuldades dos alunos).
Enfim ,todo o
trabalho pedagógico é voltado para o aprendizado dos alunos, para que cada um deles alcance a aprendizagem
significativa. È preciso estar a todo momento ensinado e aprendendo com os
nossos alunos, pois a escola é o ambiente para esta troca de conhecimento.
“ Muito se aprende com aquele que se ensina “
REUNIÕES PEDAGÓGICAS
São realizadas
semanalmente , de acordo com o cronograma estabelecido pela equipe de
supervisão da escola. As reuniões são para elaborar as intervenções pedagógicas
e estudos do CBC
Realizamos as
avaliações das ações pedagógicas desenvolvidas e a partir de um debate , são
definidos os novos procedimentos ,onde serão realizadas as atividades que
atendam os nossos alunos. No dia -a dia da escola, temos encontros no período
do recreio e nos intervalos para podermos resolver a cada dia.
Decisões como:
conversar com aluno ,aplicar novos exercícios , chamar o responsável.
Não podemos
deixar de cumprir o que foi combinado nas regras ,pois , o estudo depende de
seguí-las.
As reuniões em
nossa escola traz a tomada de decisões importantes que deverão ser seguidas,
para que possamos falar e agir segundo o grupo e não individualmente .Daí a
importância da reunião pedagógica para elaborar , avaliar e redirecionar o
nosso trabalho pedagógico e atender o nosso PIP.
REDE FÍSICA:
A escola
possui 11 salas de aula sendo 01 sala para as aulas de informática.
Temos: 01 sala de secretaria
01 sala de
direção
01 cantina
com cozinha
01
banheiro masculino
01
banheiro feminino
01 sala de
professores com 01 banheiro
Pátio com
calçamento de pedras e uma pequena área com vegetação, árvores e gramas naturais.
CLIENTELA ATENDIDA
Nossa escola
é a maior no município de São Thomé das Letras. Recebemos alunos da zona
urbana, que possuem as características bastante diferenciadas. Temos alunos que
veem das famílias de nossa cidade e alguns que vieram das cidades vizinhas e
outras e ainda temos alunos que são de outros países (Peru, Argentina), pois
nossa cidade é turística e por isso recebemos muitas pessoas que imigram por
causa das paisagens, trabalhos nas pedras ou mesmo por causa dos artesanatos.
Alunos da
zona rural, que não é pequena, pois nosso município é muito grande. Temos
alunos que vem até do Mato Dentro, próximo a Cruzília.
Portanto,
nossa clientela é bastante diferenciada, pois são alunos de vários lugares.
Alunos que possuem famílias que são desestruturadas, não possuem condições, as
vezes, de cuidar e acompanhar os estudos de seus filhos. Para tanto, cabe a
escola, com seus professores e funcionários, a tarefa de educar e formar estes
alunos.
Temos a
maioria de nossas famílias que participam dos estudos de seus filhos e que nos
apoiam. Sendo que estes alunos não dão problemas para a escola.
Os alunos
que são indisciplinados são aqueles que veem das famílias que precisam de
formação, para melhor educar seus filhos. Estes, as vezes, é preciso encaminhar
ao Conselho Tutelar, CRAS ou CREAS. Estes problemas são oriundos da sociedade
que temos. Os problemas são de falta de estrutura familiar, pais separados,
estes alunos que não possuem amor, afeto em casa. Aqui, estamos buscando dar
atenção e carinho aos alunos, muitas vezes complementando o papel de pai ou mãe.
Podemos destacar as nossas conquistas os nossos pontos
positivos :
_ Incansável busca de apoio das família, na vida escolar dos
filhos.
_ Nossos professores que estudam o CBC ,que se prepara para
melhor ensinar, trocando experiências ,com a supervisão e com os outros
colegas.
_ Projetos que se destacam : Dia literário, projeto de
leitura ,sete de setembro ,as olímpiadas de astronomia ,feira de ciências , a
participação na OBMEP( temos aluna que faz iniciação ciêntifica).
_ Estamos nos reunindo com os pais e mostrando os nossos
avanços nas notas, nas avaliações externas.
_ A atenção na recuperação dos alunos é a aplicação do PIP
,com seriedade envolvendo a todos, alunos, professores e família.
Precisamos
melhorar ainda mais nos seguintes aspectos:
_ Ausência de professores devido a licenças de saúde, faltas
,que prejudicam o andamento dos
trabalhos .Já estamos nos organizando para não deixar os alunos sem aula.
_ Estamos nos mobilizando para melhorar a nossa nota, pois é necessário um maior
trabalho de intervenção para não cairmos no IDEB e sim estar em crescimento.
_ Os nossos pais precisam de maior incentivo para crescer sua
participação nos estudos de seus filhos.
_ Trabalhar a indisciplina de alguns alunos ,pois estamos nos
mobilizando para incentivar os alunos aos estudos.
AVALIAÇÃO DO PLANO
DE AÇÃO
A avaliação
vai ser diária, durante toda semana, levantando os pontos alcançados e aqueles
que ainda não foram conquistados.
Avaliar o
envolvimento de toda a equipe da escola para que as metas sejam conquistadas.
Fazer nas reuniões
pedagógicas as modificações necessárias
nas estratégias ou recursos, para que as metas sejam alcançadas com
sucesso.
O
aprendizado dos alunos e a mudança de seu comportamento, vai indicar se
alcançamos nossos propósitos.
PLANEJAMENTO DA
SEMANA
De: 03 a 07 de junho
de 2013
Marcar reuniões com:
*Supervisoras e direção: 04/06 – 17 horas
*Colegiado:
04/06 – 17:30 horas – Auto avaliação da escola
* Fazer o
passo a passo da inscrição para o prêmio Gestão
* Ver as
fotos e filmagens do ano 2012, para o prêmio Gestão
Reunir com as supervisoras para conseguir mais apoio para os
nossos propósitos, como:
*Melhorar a
aprendizagem do Português
*Fazer o
levantamento por turma dos alunos mais fracos, para o PIP
*Coordenar o
PIP
*Ajudar no
incentivo a leitura = ter 1 dia na semana para ter uma aula só de leitura.
Marcar o dia e como vai ser esta aula.
*Progressão
Parcial: acabar o quanto antes
*Auditório no final de cada bimestre:
comemorar as datas de cada mês
*Ter união
para que haja aulas quando houver licença de saúde;
aulas
como: recreação pátio (jogos)
computação
(sala de informática)
biblioteca – ler ou ouvir uma história
passar o
plano emergencial ou outra atividade para os alunos
não
soltar alunos mais cedo, sem autorização dos pais
*Verificar os buracos nas paredes, as tomadas, as lâmpadas e
consertar tudo para ficar em ordem.