quarta-feira, 15 de julho de 2015

Projeto "Quem conta um conto aumenta um ponto."

Identificação do projeto

ESCOLA: Estadual José Cristiano Alves
E-MAIL: eejcristianoalves@yahoo.com.br
TELEFONE: (35)3237-1297
MUNICIPIO: São Thomé das Letras
NUMERO DE ALUNOS: 55
NOME DO PROJETO: Quem conta um Conto Aumenta um Ponto (Gênero: Conto)
AUTORA DO PROJETO: Professora de Língua Portuguesa: Jaine Maciel de SOUZA
PUBLICO ALVO: Alunos: (6º ano A e 8º A) e comunidade
EXECUÇÃO DO PROJETO: Maio/ Junho

Projeto Quem conta um conto aumenta um ponto

           A fundamentação teórica desse projeto para ser desenvolvido se apóia sobre a tese de que o trabalho com a literatura infantil e juvenil pode contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo das crianças, ajudando a formar leitores.
          A literatura infantil, nas escolas de despertar alegria e encanto quando trabalhada de forma significativa pelo aluno. Além disso, ela pode desenvolver a imaginação, os sentimentos, a emoção, a expressão e o movimento através de uma aprendizagem prazerosa.
           Ler não é decifrar palavras. A leitura é um processo em que o leitor realiza trabalho ativo de construção do significado do texto, apoiando-se em diferentes estratégias, como seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor.
          No aspecto cognitivo ela proporciona as crianças meios de desenvolver habilidades que agem como facilitadores dos processos de aprendizagem.
          Essas habilidades podem ser desenvolvidas no aumento do vocabulário, nas referencias textuais, na interpretação de texto, na ampliação do repertório lingüístico, na reflexão e criatividades.
           Essas habilidades propiciam no momento de novas leituras a possibilidades do leitor fazer interferências e novas releituras agindo, assim como facilitador do processo de ensino aprendizagem não só da língua, mas de outras disciplinas.
           Justificativa- A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulado de forma criativa a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção da criança no mundo letrado. “Pensando nesse contexto o projeto: ¨Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto” pretende resgatar o gosto a leitura trabalhando o gênero conto, a interpretação e a produção por meio da contação de história, este projeto busca reunir escola e comunidade em atividades de pesquisa e informação que contribuam para o resgate da história da comunidade tornando o aluno peça principal do processo ensino-aprendizagem.
           Objetivos Gerais – Estimular o prazer pela leitura, trabalhar com gêneros literários diversos possibilitando ao aluno a aquisição de competências leitoras.
Resgatar histórias da comunidade por meio de contos populares;
Desenvolver a reescrita de histórias e produção textual.
           Objetivos Específicos- Ampliar o repertório de histórias conhecidas, familiarizarem com histórias, construir habilidade de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de histórias.
           Relacionar textos e ilustrações manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões, vivenciar situações de leitura compartilhada.
           Realizar leituras orais e silenciosas de história, interpretar histórias lidas, realizar estudos de vocábulos, assistirem exibições de DVDS e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros.
          Escutar histórias fonadas, lidas ou contadas pelo professor ou colegas, montar histórias ou trechos de histórias, participar de roda de leitura. Ilustrar com desenhos.
           Confeccionar livretos com histórias trabalhadas. Participar da contação de historia expondo textos trabalhados.

Ações necessárias – Levantar acervo da escola
Seleção de literatura infantil e infanto juvenil.
Implantação de empréstimos de livros aos alunos
Correção dos textos (contos) escritos pelos alunos.

Descritores
Metodologia
D01, D05,D06
METODOLOGIA
Apresentação do projeto aos alunos
Contação de historias por professores e bibliotecárias
Conotação de histórias por alunos
Contação de histórias por pessoa da comunidade local
Leituras orais de histórias por professores
Leituras orais e silenciosas pelos alunos

D05, D06
Interpretação oral e escrita de historias lida pelos professores.
Interpretação oral e escrita de histórias lidas pelos alunos

D07, D08
Rescrita de Histórias.
Estudo de vocabulário presente nas histórias lidas pelos alunos.

D23, D09, D32,
D13, D15, D19,
D34
Realização de roda de leitura;


RECURSOS- Vários tipos textuais de diversos gêneros, literatura infanto juvenil.
Procedimentos – Durante o projeto que deve durar todo o mês de junho, as aulas devem ocorrer uma vez por semana, onde os alunos sorteados toda aula deve apresentar na próxima aula de leitura um conto novo, pedindo auxilio aos pais para que contem contos diferentes para serem compartilhados com os colegas da sala. O professor também contara histórias e convidara membros da comunidade para que contem historias para os alunos, que devem ser sempre estimulados a leitura e em cima das historias o professor devera elaborar atividades relacionadas a leitura dos contos.Confecções de murais ilustrados, atividades de interpretação e outras atividades de escrita de contos e re-contos
Avaliação – a avaliação ocorrera durante todo o  processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos alunos em atividades de produção da escrita e oral, atuação das pessoas da comunidade e envolvimento de todos.
Produção de um livreto contendo 10 contos ilustrados (capa, dedicatória, textos e ilustrações).



Avaliação da professora:
   A experiência com os alunos foi ótima, eles se dedicaram, fizeram a pesquisa com pessoas mais próximas na comunidade.
   Os alunos passaram a se interessar mais por leitura, sempre nas aulas expondo com comentários de livros que estavam lendo, aprimorado mais a leitura, ortografia e soltando mais a criatividade desenvolvida nas atividades propostas em sala de aula.
Bibliotecária Joice
     A Professora Jaine desenvolveu com os alunos do 6º A e 8º A um projeto sobre o gênero conto: Quem conta um conto aumenta um ponto. E contou com meu auxilio no empréstimo de livros e contação de contos.
     Os livros, previamente selecionados, abordavam diversos tipos de contos e autores, no qual tivemos o cuidado de escolhê-los de acordo com a faixa etária dos discentes.
     Para a “Contação dos contos”, ficamos com o escritor Luís da Câmara Cascudo e seus contos tradicionais do Brasil, onde além de incentivar o gosto pela leitura, também resgatamos estórias contadas pelos nossos antepassados que fazem parte do cotidiano local.
     Os alunos não só gostaram de realizar todas as atividades propostas no projeto, como ficavam encantados com os contos lidos e estimulados a lerem os livros levados até eles.